Entendendo o Índice de Força Relativa (IFR) e sua Aplicação na Análise Técnica

O Índice de Força Relativa (IFR ou RSI), criado por Welles Wilder, é um indicador oscilador muito utilizado pelos analistas técnicos. Ele monitora a velocidade e a mudança dos movimentos dos preços, para assim sinalizar momentos em que o preço de um ativo está sobrecomprado ou sobrevendido. Além disso, possibilita observar o enfraquecimento de tendências e rompimentos de suporte e resistência antes de se tornarem aparentes.

A fórmula do indicador

IFR = 100 – (100 / (1 + FR))
FR = Média de ganhos / Média de Perdas

Para obter a média de ganhos leve em consideração todos os períodos que o ativo fechou com variação positiva nos últimos N períodos. Depois some as variações (em R$) e divida por N. O cálculo para obter a média de perdas é praticamente idêntico, porém deve levar em consideração todos os períodos que o ativo fechou com variação negativa nos últimos N períodos.

OBS: Geralmente o IFR já é configurado por padrão em 14 períodos, porém muitos investidores utilizam também o IFR de 9 ou 25 períodos. Fica conforme critério de análise de cada investidor.

Análises através da observação do IFR

✔ Sobrecompra e sobrevenda

O IFR varia de 0 a 100, abaixo de 20 indica sobrevenda e acima de 70 sobrecompra do papel. Muitos investidores vendem a ação quando o IFR sobe acima da linha dos 70 pontos e volta novamente para baixo dessa linha. Ou compram quando o IFR sai de uma região de sobrevendido (seu valor passa para cima de 30).

- para um maior nível de acertos, é importante a análise ser acompanhada por outros indicadores.
- alguns analistas definem a região de sobrecomprado acima dos 80 e a região de sobrevendido acima dos 20, portanto isso vai da análise de cada um.

✔ Divergências

As divergências são importantes sinalizações de fraqueza de uma tendência. Sempre que a cotação atinge novas máximas ou novas mínimas e o gráfico do IFR não acompanha, é sinal que a tendência está perdendo força e pode reverter a qualquer momento.

✔ Suportes e resistências

É possível traçar suportes, resistências e tendências no gráfico do IFR da mesma forma que são traçadas num gráfico de cotações. Pode ser útil para o trader se antecipar ao movimento dos preços.

Índice de Força Relativa

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.