O que é Day Trade, Swing Trade, Position Trade, Buy & Hold

Day Trade, Swing Trade, Position Trade, Buy & Hold, entre outros, são termos que tratam do prazo das operações na bolsa de valores. Abaixo irei resumir cada tipo de operação.

Day Trade

É o tipo de negócio em que o investidor zera a posição no mesmo dia em que ela foi iniciada (de curtíssimo prazo). É uma operação de ganhos muito rápidos e pequenos, mas que na soma final, se bem feita a estratégia, proporciona bons lucros.

Esse tipo de investidor normalmente segue a análise gráfica, utilizando os chamados “gráficos intraday”.

📌 Alguns pontos importantes:

✔ É preciso bastante tempo disponível para operar no mercado;
✔ A tributação no mercado day trade é mais alta; 20% sobre o lucro, sendo que não há limite de isenção;
✔ Há um maior gasto em corretagens.

Swing Trade

Termo utilizado para operações que duram em torno de 1 a 5 dias. Esse tipo de investidor segue gráficos diários e semanais, buscando ganhos maiores que os em operações day trade; algo em torno de 5% .

Assim como no day trade, é necessária uma boa estratégia para obter sucesso. O swing trader opera menos vezes, procurando acertar os movimentos de curto prazo. Assim como o day trader, possui bom conhecimento em análise gráfica.

📌 Alguns pontos importantes:

✔ Também precisa de tempo disponível para operar no mercado;
✔ A liquidez dos ativos operados pode ser um pouco menor que no caso do Day Trade, mas não tão pouca.

Position Trade

Operação de prazo que pode ir de algumas semanas a alguns meses (dificilmente mais de 3 meses). Se baseia em análise gráfica (geralmente gráficos semanais e mensais), e também na análise fundamentalista para escolha das empresas.

O retorno costuma ser acima de 10%. Pode ser utilizado por investidores que mantém posições em derivativos e operam cobertos, oferecendo as ações como garantia durante o prazo das operações.

📌 Alguns pontos importantes:

✔ Exige bom conhecimento em análise gráfica e uma boa estratégia;
✔ A liquidez dos ativos pode ser bem menor que no caso do Day Trade e do Swing Trade.

Médio Prazo

Operação que vai de semanas ou meses a até poucos anos. Exige principalmente noções de análise fundamentalista e não exige tempo para operar no mercado.

Longo Prazo e Buy & Hold

Operações que apresentam os maiores prazos, podendo passar de 10 anos de aplicação. Não existe uma estimativa de retorno definida e o investidor não precisa possuir grandes conhecimentos em análise gráfica.

Já o Buy & Hold não consiste apenas em comprar e “esquecer” as ações, mas em fazer compras ao longo do tempo, buscando além de formar uma poupança, também ajustar o preço médio das ações com o objetivo de isolar a volatilidade no longo prazo.

📌 Alguns pontos importantes:

✔ Assim como o investidor de médio prazo, o investidor de longo prazo não precisa de muito tempo de “dedicação” ao mercado;
✔ É aconselhável que o investidor possua algum entendimento de análise fundamentalista, pois, ao longo dos anos, é importante que sejam feitas análises para verificar se as empresas continuam cumprindo os critérios utilizados de quando foi feita a compra.

Qual prazo utilizar

Isso vai depender de seus conhecimentos em análise técnica, análise fundamentalista e também de sua disponibilidade de tempo para acompanhar o mercado.

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.