Gráfico Candlestick: saiba como interpretar

Munehisa Homma Candlesticks
Munehisa Homma
Muito utilizada pelos grafistas no Brasil, a representação gráfica dos preços conhecida como candlestick foi criada por um trader chamado Munehisa Homma que atuava no mercado de arroz japonês por volta do século XVIII.

O padrão de cores dos candlesticks facilita a interpretação do movimento do preço dos ativos. Um candle verde significa que o ativo teve fechamento superior ao preço de abertura. Já um candle vermelho significa que o ativo teve o preço fechamento inferior ao de abertura.

Os candlesticks formam diversos padrões que podem ajudar na identificação de uma possível reversão ou continuação de movimentos. Apesar de existirem centenas de padrões formados pelos candles, não é necessário saber todos para poder tirar proveito e lucrar na bolsa. Confira alguns dos mais utilizados pelos traders:


É sempre importante utilizar os candlesticks em conjunto com as ferramentas da Análise Técnica. Por exemplo, padrões de reversão ficam ainda mais fortes quando encontrados em zonas de suportes e resistências importantes e em zonas de sobrecompra ou sobrevenda. Em resumo, ao verificar um padrão sempre faça uma análise para entender em que zona gráfica ele está acontecendo. Isso com certeza irá aumentar as chances de acerto nas operações.

padrões candlesticks
Material Candlesticks: Padrões de reversão.


Sombras dos Candlesticks x Firmeza do Movimento

Candlestick - Análise Técnica
As sombras dos candlesticks podem dar pistas sobre a certeza/firmeza do movimento de uma ação. Confira abaixo como fazer uma “leitura” correta dos mesmos.

Candle de alta: Confira a distância (sombra) entre a máxima e o fechamento do papel. Uma distância grande indica falta de firmeza do movimento. Neste caso, teremos um sinal baixista.

Candle de baixa: Confira a distância (sombra) entre a mínima e o fechamento do papel. Uma distância grande indica falta de firmeza do movimento. Neste caso, teremos um sinal altista.

Portanto, quanto maior for a sombra na direção contrária a do candle, mais forte será a sinalização de uma possível mudança da direção dos preços.

A explicação para esse movimento é simples: imagine um ativo que vem em determinada tendência (de baixa ou alta) há algum tempo. Vários investidores já estão posicionados a favor da tendência e apenas aguardando o preço chegar aos seus objetivos para começarem a vender. Em determinado pregão, a ação “dispara” e atinge o objetivo em comum de vários investidores, que começam a vender. A ação devolve boa parte do movimento e deixa uma grande sombra. Basicamente estará sinalizando que é uma região que vários investidores acreditam que não será nada fácil romper. O movimento a seguir poderá ser uma correção para pegar fôlego e tentar rompimento mais adiante, ou então a reversão da tendência.

Confira os exemplos abaixo:

"Leitura" dos Candlesticks - Análise Técnica

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.