Saiba como funcionam as Médias Móveis

O mercado de capitais é muito volátil. Às vezes são feitas máximas e mínimas bastante distanciadas em papeis por conta de notícias, ou simplesmente pelo humor dos investidores. A média móvel é uma técnica utilizada para minimizar essas oscilações do dia-a-dia, de forma a filtrar a real tendência de um papel. Confira abaixo os três tipos de médias móveis mais usados.

Simples ou Aritmética (MMA)
É a mais usada e mais fácil de calcular. Exemplo: Se há 7 dias de plotagem de preços de determinado papel; para se obter a média móvel, basta somar os preços de fechamento dos 7 dias e dividir a soma por 7. A cada novo preço, elimina-se da fórmula o preço mais antigo e coloca-se o preço mais recente. Nela, os preços de todos os dias (períodos) têm o mesmo peso.

Exponencial (MME)
A média móvel exponencial é muito usada para identificar reversões de tendências. Ela acompanha mais rapidamente a oscilação de preços, pois os dados mais recentes possuem maior importância no cálculo da média. Outra característica é que os valores mais antigos não são diretamente descartados ao passarem para fora do intervalo da média, mas sim, obtêm uma participação cada vez menor no cálculo da média conforme a sua "idade". Confira a fórmula:

MEa = ME¹ + F * (P – ME¹)

Sendo:
MEa = Valor Média Exponencial atual
ME¹ = Valor Média Exponencial anterior à atual
F = Fator (F = 2 / (N+1)), onde N = número de períodos da média exponencial
P = Preço atual

Ponderada (MMP)
Na opinião de alguns analistas, representa melhor a tendência do papel no período analisado. Nela, os últimos preços possuem importância ainda maior que a média exponencial. Na fórmula abaixo, você pode perceber que cada fechamento adquire um peso. Primeiro você soma os fechamentos, multiplicados pelos pesos correspondentes e depois divide o valor encontrado pela soma total dos pesos.

MPa = (PaN + Pa¹*(N-1) + Pa²*(N-2) + Pa³*(N-3) + ... ) / (N + (N-1) + (N-2) + (N-3) + ...)

Sendo:
MPa = Valor Média Ponderada atual
Pa = preço atual
Pa¹ = preço anterior ao atual ; Pa² = preço anterior ao Pa¹ ; assim por diante [...]
N = número de períodos da média ponderada

Médias Móveis - Análise Técnica
Gráfico para comparar a rapidez dos sinais de cada tipo de média.
Plotado com os 3 tipos de médias, todas de 144 períodos.

Algumas formas de utilização

✔ Cruzamento de Médias
É plotada no gráfico de um papel uma média móvel de curto prazo e outra de médio prazo. Cada vez que a de curto prazo cruza a de médio prazo, é dado um sinal: Compra se a média móvel de curto prazo cruza para cima a de médio prazo; Venda se média de curto prazo cruza para baixo a de médio prazo. Este método não funciona bem em mercados congestionados, pois gera muitos alarmes falsos; mas garante que você fique fora de grandes quedas e que aproveite grandes altas do mercado. Exemplo:

Médias Móveis - Análise Técnica
Gráfico BVMF3 com MME21 (curta) e MME55 (longa)
✔ Suporte e Resistência
Analisando as médias como zonas de suportes ou resistências, observamos que as cotações não conseguem rompê-la em um primeiro teste, identificando a média como uma barreira; e quando rompe (que seria hora de comprar ou vender), acelera o movimento. Veja figura 1.2 (setas).

✔ Analisar os principais Índices do Mercado (IBOV, DJI, etc)
Quando os preços rompem a média e começam a trabalhar acima dela, é sinal de força do mercado (hora de se posicionar na compra). Quando os preços começam a trabalhar abaixo da média, é sinal de queda (investidor deve sair do mercado ou até vender a descoberto). É interessante que o investidor use para esse tipo de análise uma média de médio prazo e junto outras técnicas para confirmar a análise. Veja figura 1.2 (áreas circuladas).

Médias Móveis - Análise Técnica
Figura 1.2 -> Gráfico Ibovespa com MME50
Importante
Antes de começar a usar as médias móveis, defina qual período gráfico irá usar (diário, semanal, mensal), os preços que irá usar (o preço de fechamento é o mais usado), o período da média (vai ser uma MM200, uma MM50, ...?). Lembre-se que quanto menor o período da média, mais sensível ela será a mudanças de preços. 

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.