Dividendos e Renda Passiva: Aproveitando o Potencial do Dividend Yield

O lucro no mercado de ações não vem só da variação das cotações, vem também em forma de dividendos. Para avaliar este retorno foi criado o índice percentual Dividend Yield, que indica quanto do valor de cada ação que a empresa paga ao acionista em forma de dividendos. Ele facilita a comparação da rentabilidade dos dividendos entre diversas empresas. Portanto, se você procura por ações boas pagadoras de dividendos procure as empresas que tenham valores altos neste índice.
Dividend Yield = dividendos pagos por ação dividido pela cotação atual da ação (em dado período; geralmente 12 meses)
Pontos importantes ao analisar o Dividend Yield

- Empresas novatas que estejam investindo para sua futura consolidação, e por isso comprometendo parte do lucro, podem não pagar bons dividendos aos seus acionistas. Por outro lado, se ela for promissora, tiver boas políticas e uma administração respeitada pelo mercado, os preços devem manter-se numa boa tendência de alta, fazendo com que isso compense o fato de não pagar grandes dividendos.

- O dividend yield pode parecer alto se a cotação do papel for muito baixa. Isso pode ser reflexo de algum problema com a empresa e não uma boa política de pagamento de dividendos.

Leia também...
* Entenda como funcionam os Dividendos
* Entenda o que é o Dividend Payout

Dividend Yield, bolsa de valores, análise fundamentalista
Exemplo do Dividend Yield da Petrobras.
No site fundamentus.com.br você pode encontrar
o valor desse índice de cada empresa.

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.