Figuras análise gráfica: Cunhas

A cunha é uma formação gráfica que indica continuação de tendência. É parecida com triângulos simétricos no tempo de sua formação e também pelo fato de os preços ficarem variando entre duas linhas convergentes. O que os difere é a inclinação das linhas, que, na cunha, apontam as duas na mesma direção.

A formação ocorre no sentido inverso da tendência que o ativo vem apresentando. Uma cunha ascendente (inclinada para cima) tem implicação baixista e uma cunha descendente (inclinada para baixo) tem implicação altista.

- Definição: Ocorre geralmente entre seu terço final e o vértice;
- Volume: Diminui durante a formação da figura e aumenta no rompimento/confirmação da mesma.
- Projeção: Algumas pessoas utilizam a distância entre o topo mais alto e fundo mais baixo da figura, outras utilizam a distância da parte mais larga da figura (a contar a partir do rompimento).
- Curiosidade: É comum que apareçam divergências de baixa nos indicadores durante formação da cunha ascendente, e divergências de alta durante formação da cunha descendente.

Abaixo exemplos na prática:


Análise Gráfica - Cunha ascendente
Cunha ascendente
Análise Gráfica - Cunha descendente
Cunha descendente


Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.