Setup Fechou Fora – Fechou Dentro (Bandas de Bollinger)

Criado por Joe Ross, é um setup de maior risco por ser contra-tendência. Pode ser usado para Day Trade, Swing Trade e Position. Para identificar, é necessário inserir no gráfico as Bandas de Bollinger, com uma Média Móvel Simples de 20 períodos e largura (desvio) 2.

Verifica-se um fechamento de determinado candle abaixo da banda inferior de Bollinger. Se o próximo candle fechar dentro das Bandas, marca-se a máxima dele. O rompimento dessa máxima será o acionamento da operação e o STOP ficará na menor mínima dos dois Candles (o que fechou fora das bandas e o que fechou dentro das bandas).

Encerramento da operação: Geralmente ao atingir um lucro de 3% se o setup foi gerado em gráfico diário, ou 8% se foi gerado em gráfico semanal. Outras opções são: usar a dimensão do candle que gerou a reversão para determinar o ponto de venda, encerrar parte da posição na banda intermediária e outra parte na banda superior.

Exemplo Gráfico:
Setup Fechou Fora – Fechou Dentro (Bandas de Bollinger)

O mesmo serve para venda, mas nesse caso o candle fecha acima da banda superior e se o Candle seguinte fechar dentro das bandas, marca-se a mínima dele que será o gatilho de venda. E o stop fica na superação da maior máxima entre os dois candles.

O setup fica mais confiável, se:
✔ Os preços estão com grande afastamento da linha central das Bandas;
✔ O Candle de reversão está com a maior parte fora das bandas de Bollinger (por exemplo: Um martelo, em que a sombra do Candle está fora das Bandas e o corpo dentro das Bandas);
✔ Se o Candle de reversão está acompanhado de bom volume.

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.