A importância de comprar ações de empresas que crescem

No dia a dia, as flutuações das ações não seguem uma lógica previsível, uma vez que são influenciadas por uma ampla gama de investidores, cada um agindo com base em diferentes informações e motivações. Esses investidores podem ser impactados por notícias econômicas, eventos globais, análises técnicas dos gráficos de preços ou até mesmo por necessidades pessoais de liquidez. A interação complexa entre esses fatores torna difícil prever os movimentos diários do mercado de ações.

No entanto, ao analisarmos um período de longo prazo, podemos observar uma relação consistente entre o aumento do valor das ações e o crescimento dos lucros das empresas. Essa correlação positiva ocorre porque, no longo prazo, o desempenho financeiro das empresas influencia diretamente o valor percebido pelos investidores. Empresas que conseguem manter um crescimento constante nos lucros ao longo do tempo geralmente são consideradas sólidas e atraem o interesse dos investidores.

Por essa razão, é crucial selecionar cuidadosamente as empresas em que se investe, buscando aquelas que apresentam um histórico de crescimento consistente e sustentável. Ao adquirir ações de empresas com esse perfil, há uma maior probabilidade de que esses investimentos tragam retornos positivos a longo prazo. Em contrapartida, empresas com um histórico de crescimento inconsistente ou estagnado podem ter dificuldades em gerar valor para os acionistas e, consequentemente, suas ações podem se manter estagnadas ou até mesmo desvalorizar-se no longo prazo.

Para ilustrar essa relação, podemos fazer uma comparação entre quatro ações distintas. Ao analisar seus desempenhos ao longo do tempo, fica evidente que empresas com históricos de crescimento inconsistente tendem a "andar de lado" no mercado de ações ou apresentar uma desvalorização gradual. Por outro lado, empresas que demonstram um crescimento consistente e sustentável em seus lucros ao longo do tempo têm uma tendência maior de ver suas ações valorizarem-se progressivamente. Essa correlação entre crescimento dos lucros e aumento do valor das ações reforça a importância de se investir em empresas com fundamentos financeiros sólidos e perspectivas de crescimento promissoras.

OBS: Na coluna "lucro", os números entre parênteses indicam prejuízo.

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.