Average True Range (ATR): o que é e como utilizar

O Average True Range é um indicador de volatilidade criado por Welles Wilder. Através desse indicador é possível verificar qual a volatilidade média verdadeira de um ativo (seja para cima ou para baixo).

Ele é calculado simplesmente somando os True Range (TR) dos últimos n períodos e dividindo por n. O resultado deste cálculo formará a linha do indicador, como podemos ver no gráfico abaixo.
  • OBS: Por padrão, geralmente n = 14 períodos, podendo ser usado para qualquer período gráfico (intraday, diário, semanal, etc).

Average True Range (ATR) - Análise Técnica

Interpretação “básica” de indicadores de volatilidade

✔ Normalmente tendências de alta são marcadas por baixa volatilidade;
✔ Normalmente tendências de queda apresentam aumento na volatilidade;
✔ Normalmente há aumento de volatilidade em reversões de tendência.

Utilizando o ATR na configuração de Stop

Como falado, esse indicador mede a volatilidade média do ativo nos últimos n períodos. Exatamente por isso serve como um ótimo auxílio no posicionamento de Stop. Na verdade, ele servirá como um Stop seguidor de preços.

- se ATR for alto é necessário deixar o stop afastado do preço de fechamento para evitar a chamada “violinada”, em que o Stop é atingido e o preço retorna;
- se ATR for baixo o Stop ficará mais perto do preço de fechamento.

O cálculo do ponto onde deve ser colocado o stop será feito da seguinte maneira:
Stop atual para posições compradas >> Preço Fech. Período Anterior – (ATR anterior x N);
Stop atual para posições vendidas >> Preço Fech. Período Anterior + (ATR anterior x N).

Sendo que N será um múltiplo de distância da volatilidade média do ativo, para evitar que o Stop seja acionado com facilidade. Confira abaixo dois exemplos, um para operações compradas e outro para operações vendidas, do Stop ATR no software GrapherOC.

Stop ATR - Análise Técnica

  • Importante: esse indicador não deve ser usado para comparações com outras ações já que seu valor varia conforme o preço da ação.

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.