Entenda o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE)

As demonstrações financeiras possibilitam a análise da saúde financeira da empresa e, através dessa análise, fazer uma projeção do futuro dela. Os principais relatórios financeiros de uma empresa são o balanço patrimonial, o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) – do qual falarei a seguir – e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa.

O que é o Demonstrativo de Resultado do Exercício? É um demonstrativo que, basicamente, mostra uma síntese financeira de todas atividades operacionais e não operacionais da empresa durante o período a que se refere. Mostra receitas, custos, despesas e o resultado líquido obtido. Ele auxilia tanto na análise de desempenho geral da empresa, quanto na de eficiência dos gestores da empresa.

O demonstrativo de resultados é organizado conforme o processo de produção da empresa, ou seja, de maneira sequencial e lógica, que ajuda na interpretação das informações e, assim, a entender a composição do lucro líquido da empresa. O demonstrativo inicia indicando qual foi a Receita Bruta obtida através das atividades operacionais da empresa, depois vão ocorrendo as deduções e acréscimos de outras despesas e receitas, até chegar no Resultado Líquido do exercício. Abaixo, um exemplo para ajudar na interpretação desse tipo de demonstrativo. Confira:

Demonstrativo de Resultados - Análise Fundamentalista
Exemplo para ajudar na interpretação de um DRE

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.