Balanço Patrimonial: Entenda a importância e como interpretar

Balanço patrimonial
O Balanço Patrimonial é um relatório contábil que mostra a posição patrimonial e financeira de uma entidade em uma determinada data. Serve como importante referência para analisar, por exemplo, uma empresa. Através da comparação de balanços de períodos diferentes é possível ver a evolução da situação patrimonial dessa empresa, não só em geral, mas de cada item que consta no balanço. É possível analisar também o tamanho de cada item em relação ao tamanho total da empresa.

O balanço patrimonial apresenta os Ativos, Passivos e o Patrimônio líquido. Abaixo falarei um pouco sobre cada um desses itens.

Ativo

São os bens e direitos pertencentes à empresa. Por exemplo, as contas a receber, estoques, terrenos, equipamentos, veículos até mesmo patentes, ações e direitos autorais.

Ativo Circulante

Bens e direitos que a empresa pode converter em dinheiro vivo em menos de um ano. Exemplo: Dinheiro em Caixa, dinheiro em bancos, aplicações financeiras, estoques, etc.

Ativo Não Circulante

São os bens que a empresa não pretende converter em dinheiro em menos de um ano. Exemplo: a empresa não tem nenhuma intenção de vender seus terrenos.

Passivo

Basicamente representa as dívidas e obrigações que a empresa possui (ex: impostos a recolher, empréstimos, dívida com fornecedores, despesas contratuais e etc). Quanto maior for o passivo, menor será o patrimônio líquido da empresa, ou seja, em outras palavras significa que quanto maior for o passivo, menos a empresa valerá.

Passivo Circulante são as obrigações que vencem em menos de um ano. Acima desse prazo, classifica-se como Passivo Não Circulante.

Patrimônio Líquido

É a diferença dos Ativos e dos Passivos da empresa (Patrimônio Líquido = Ativo – Passivo). Isso significa que quanto mais ativos e menos dívidas ela tiver, maior o patrimônio líquido, ou seja, maior ou mais rica a empresa é.

Modificando a fórmula do Patrimônio Líquido, podemos perceber que o total do Ativo é exatamente igual à soma do Passivo com o Patrimônio Líquido (Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido). O termo "Balanço" origina-se desse equilíbrio.

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.