Commodities e a influência na bolsa de valores

Commodities
As Commodities (mercadorias) são matérias-primas de origem agrícola (soft Commodity) ou de extração mineral (hard Commodity), como por exemplo: petróleo, minério de ferro, cobre, ouro, trigo, carvão, café, soja, etc. São recursos essenciais para a produção industrial e o consumo de qualquer economia, o que as tornam de grande importância para a economia internacional.

Os contratos das Commodities, de compra e venda, são negociados nas bolsas de mercadorias e futuros internacionais. No Brasil, por exemplo, são negociados na BM&F Bovespa. Os contratos futuros são usados principalmente como mecanismo de Hedge para os produtores e compradores, isso é, para evitar que as variações dos preços tragam grandes prejuízos a eles, e consequentemente às economias. Assim possibilita que os produtores e compradores criem um planejamento para suas atividades. Este mercado é formado também por muitos especuladores, que participam apenas para obter ganhos com a variação dos contratos.

A influência no Índice Bovespa

Os preços das Commodities variam conforme o cenário mundial. A baixa demanda mundial de uma determinada Commodity faz o preço dela cair, assim como a alta demanda ou escassez faz o preço subir. Isso leva a reflexos nos resultados das empresas produtoras e em toda a economia mundial. Vamos pegar como exemplos a Petrobras, Vale e Usiminas: três empresas produtoras de Commodities e de grande peso no índice Bovespa. Uma forte queda na cotação das Commodities (Petróleo/Minério de Ferro), que o mercado julgue que vá atrapalhar os resultados dessas companhias, faz as ações delas caírem e consequentemente o Índice Bovespa também.

O Índice das Commodities

Para quem quer verificar a direção das principais Commodities negociadas nas bolsas de mercadorias e futuros internacionais, é interessante acompanhar o CRB Index (Commodity Research Bureau), que é um Índice Global de Preços de Commodities.

Cotações Commodities em Tempo Real

Desenvolvido por Investing.com

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.