Operações de Arbitragem: aproveitando discrepâncias nos mercados

Operações de Arbitragem - Mercado Financeiro
Arbitragem é uma operação que consiste na compra e venda ao mesmo tempo de um mesmo ativo em diferentes mercados, para lucrar através de um “erro de precificação”. Por que erro de precificação? Um mesmo ativo, teoricamente, deve ter exatamente o mesmo preço em qualquer que seja o mercado: deve ter um preço único.

Pechinchar esses desequilíbrios de preços geralmente pode ser necessários sistemas profissionais automatizados e, por isso, é um tipo de operação mais voltada para grandes investidores.

Essa operação pode ser feita, por exemplo, entre ações negociadas aqui no Brasil e suas ADR’s nos EUA (convertendo as ações em ADR’s ou vice-versa), entre mercado à vista e mercado futuro, no mercado de câmbio comprando e vendendo uma moeda em duas praças financeiras diferentes, entre ações ON e PN, e etc.

Formas de fazer uma operação de arbitragem

✔ Pura (sem risco): Comprar e converter o ativo para negociá-lo imediatamente em outro mercado;

✔ Pairs-Trading / Long & Short (com risco de o preço não voltar ao equilíbrio normal): Comprar o ativo no mercado mais barato e vende-lo no mais caro ao mesmo tempo, para no momento que reestabelecer o equilíbrio, fazer uma operação inversa para fechar essas operações. (SAIBA MAIS)

São negócios que exigem muita rapidez (por isso a necessidade de sistemas automatizados), já que quando o mercado percebe a diferença, logo trata de comprar no mercado barato e vender no caro, “equilibrando” novamente os preços.

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.